domingo, 12 de julho de 2009

Orkut, Facebook ou Twitter?



O Facebook é jovem. Embora gente de todas as idades e de todos os cantos do mundo tenha contas no sistema, quem o usa com mais frequência, todo dia, toda hora, são jovens entre 18 e 29 anos. Ele serve para manter contato com os amigos - é pelo Facebook que rolam os convites para festas e, no dia seguinte, é para lá que todos correm e veem as fotos de como foi a balada um perfil após o outro.

O Twitter, que permite o envio de mensagens curtar, não mais que 140 toques, é frequentado mais pela primeira geração de usuários da internet comercial, aqueles que hoje têm entre 30 e 39 anos. Eles pode ser usado para chat ou para acompanhar amigos, mas este não é o uso mais popular. Seus usuários acessam-no para seguir gente que acham interessante e saber o que estão lendo. Incrivelmente, apesar das mensagens miúdas, o Twitter é a rede social mais profunda da internet.

O Orkut, tinha tudo para o sucesso mundial. Poucas semanas após ir ao ar, em 2004, reunia a lista do quem-é-quem no vale. Era bacana estar no Orkut. Mas aí veio a invasão brasileira. Repentinamente, só se falava português por toda parte e os americanos foram saindo. O Google, dono do Orkut, abandonou a rede, deixando-a largada aos spams. O Orkut até que andou melhorando e variando. Já foi todo brasilerio, mas está sendo abandonado. Quem mais utiliza o sistema hoje, quem diria, são os indianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário