sábado, 15 de agosto de 2009

40 anos de Woodstock



Hoje é dia de comemorar e relembrar os 40 anos de um dos maiores eventos de música e protesto do século XX, o Woodstock. Muitas imagens do evento tornaram-se mundialmente famosas, mas uma destacou-se e tornou-se o símbolo do evento e de toda uma geração que lutava pela paz e clamava por mudanças.
A 15 de Agosto de 1969, faz este sábado precisamente 40 anos, teve início numa zona rural a 130 quilómetros de Nova Iorque um festival de música e arte descrito dias depois pela revista Rolling Stone como um dos 50 acontecimentos que mudou a história do rock.

Inicialmente pensado para cerca de 150 mil pessoas, o festival acabou por acolher meio milhão de espectadores que se congregou durante três dias, num espírito de liberdade e fraternidade, regado a droga e álcool.
Originalmente o evento foi programado para acontecer em uma pequena cidade, perto de Nova Iorque - Woodstock - mas acabou sendo realizado em uma fazenda de Bethel. O festival provocou um dos piores engarrafamentos em Nova Iorque, mas não houve nenhum acidente ou violência. Houve, sim, problemas com comida, limpeza, estacionamento e até com água potável, tudo isso compensado por uma seqüência musical impossível de acontecer novamente.

Com grandes nomes do rock como: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, Joe Cocker, The Who, Ten Years After, Jefferson Airplane, Sly & The Family Stone, Joan Baez, Richie Havens entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário